Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) – Doutorado Acadêmico

EGRESSOS

Conheça um pouco mais dos nossos egressos

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GRAZIELA FERREIRA GUARDA (GRADUADA em 2022)

Docente da Faculdade de Computação e Informática na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), PhD Student em Ingeniería Informática da Universidade D´Sevilla, Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Desenvolve pesquisas em Informática em Educação, Educação em Computação, Pensamento Computacional, STEM, Aprendizagem Criativa, Robótica Educacional e Interfaces Tangíveis de Usuário. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação, Eletrônica e Modelagem de Banco de Dados, é membro do comitê gestor da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE/SBC) – 2022-2023, membro do comitê gestor da Comissão Especial em Educação em Computação (GIEC/CEduComp) – 2023-2024 e Editora Associada da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE).

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CLAUDIANE FIGUEIREDO RIBEIRO (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023); Mestre em Diversidade e Inclusão(CMPDI- UFF) Universidade Federal Fluminense (2017); Especialista em Educação Especial pela (UNIRIO) Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009); Pós-graduada em Orientação Educacional e Pedagógica pela Cândido Mendes (2014); Especialista em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) 2014; graduada em Letras (Português/ Literatura) pela Universidade Salgado de Oliveira (2005); Lecionou para o primeiro segmento do Ensino Fundamental pelas redes de ensino municipal de Tanguá (2002 a 2011) e Silva Jardim (2005- 2012), tendo cursado Formação de Professores na rede estadual do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora concursada na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) onde coordena e ministra cursos na área de inclusão, assim como atende aos alunos com necessidades específicas; e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) como professora de Língua Portuguesa, Literatura brasileira e produção textual; Também ministra palestras de formação para docentes; atendimento especializado domiciliar. Principais áreas de interesse: Educação Inclusiva, Altas Habilidades/ Surperdotação, juventude, educação de jovens e adultos e o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa. 

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ALESSANDRA TELES SIRVINSKAS FERREIRA (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023) . Bacharel licenciada em Educação Física pela UFRJ desde 2008. Desde de 2014 entrei como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro. Com o intuito de aperfeiçoar a produção de materiais didáticos acessíveis para meus alunos surdos entrei  no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn). O curso atendeu as minhas expectativas pois pude investigar formas de desenvolver vídeos em Libras com qualidade e, além disso, pude aperfeiçoar o meu conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conteúdo contemplado nas disciplinas de Libras 2 e de Linguística da Língua de Sinais. A atuação dos meus orientadores também foi fundamental para que eu desenvolvesse meu processo investigativo e melhorasse minha avaliação do material midiático produzido. A formação contribuiu para que eu fosse convidada a atuar como Orientadora Pedagógica do Serviço de Educação Infantil da minha instituição. Como meta futura tenho o interesse em aprofundar a pesquisa na área de registro e divulgação de sinais acadêmicos em Libras. Possuo interesse de pesquisa nas áreas de língua de sinais, da produção de material didático acessível para surdos e da prática da educação física com alunos surdos. Atualmente é Orientadora Pedagógica do Serviço de Educação Infantil  no Instituto Nacional de Educação de Surdos. (ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2347-815X)

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LUCIANE RANGEL RODRIGUES (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023). Atualmente, é Professora Assistente I de Libras na UFRRJ- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no departamento de Letras, Campus Multidisciplinar, Nova Iguaçu; doutorado pelo Programa de Ciências, Tecnologia e Inclusão – PGCTIn da UFF – Universidade Federal Fluminense( 2019 a 2023), mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF – Universidade Federal Fluminense ( 2015) Possui pós-graduação em Educação Especial e Libras pelo EFICAZ de Maringá (2011) e possui graduação em Pedagogia pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (1999). Autora do livro infanto juvenil: Ane e Jota, e coautora de livros didáticos e de história infantil para ouvintes e surdos, seu objetivo é reconhecer a cultural linguística de surdo e aprender a respeitar sujeito surdo e sua vida cotidiana. Tem experiência na área de Educação como professora e gestora (2000 a 2007) da creche bilíngue Professor Geraldo Cavalcanti de APADA – Associação de Pais e Amigos de Deficiente de Audição de Niterói, com ênfase em Educação Bilíngue, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras para ouvintes, Libras para surdos, educação de surdos, atendimento aos surdos e valorização da língua de sinais e cultura surda. Pesquisadora da área de Libras como L1 e L2, projeto da coordenadora prof. Ana Regina Campello e Souza no INES /DESU. Membro do Núcleo de Desenvolvimento de produtos e Processos Inclusivos na Perspectiva da Surdez de CMPDI – Curso Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão de UFF desde 2013.

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ANA LUCIA SIMÕES DOS SANTOS MARTINS (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023). Mestra em Diversidade e Inclusão pela UFF, Pós-graduada em Administração Estratégica, Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia e Graduada em Pedagogia. É servidora pública na UFF/RJ. Atua em Mentoria para adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos, e com Deficiência Intelectual. Tem experiência no acompanhamento dos estudos e trabalho com adolescentes e adultos com Autismo, Altas habilidades e Deficiência Intelectual. Possui o Selo de Profissional Aplicador para Intervenções baseadas em ABA – Análise do Comportamento Aplicada – no Transtorno do Espectro Autista. Na Gestão Educacional, tem experiência nos âmbitos da Educação Básica (inclusive Cursos Técnicos) e do Ensino Superior, atuando em Credenciamento e Recredenciamento de IES, Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Superiores, Secretaria Acadêmica, CPA, Assessoria e elaboração de projetos, tutoriais, instrutivos, regulamentos, entre outros. Na Docência, tem experiência na Educação de Jovens e Adultos (Anos iniciais do Ensino Fundamental), Curso Técnico em Secretaria Escolar e na Graduação em Pedagogia (Ensino Superior). Atua como conteudista, na elaboração de material instrucional. Na Pesquisa, desenvolve estudos em Gestão Inclusiva, e em Transtorno do Espectro Autista, nas perspectivas da Comunicação Social, da aprendizagem ao longo da vida, da Mediação e da Mentoria, do Desenho Instrucional, do Atendimento Educacional Especializado e da Dupla Excepcionalidade. É poetisa e explora a aplicabilidade da Arte e dos Interesses Especiais no processo de aprendizagem.

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FLAVIA VARRIOL (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023). Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2015) e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Cândido Mendes (2012). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – NEEI/UERJ.

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SANDRA REGINA BARBOSA (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023). Mobilidade Acadêmica (doutorado sanduíche) na Universidade de Roma “Foro Italico”, UNIROMA/IT (2022). Mestre em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ (2019). Possui graduação em Psicologia pela UNESA/RJ (2005) . Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes/UCAM/RJ (2007). Especialização em Análise de Sistemas e Computação Gráfica. Professora concursada da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro – FAETEC, desde 1996. Coordenadora do Setor Espaço de Inclusão do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro – ISERJ/FAETEC, no período de 2010 a 2019. Membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – NEEI/UERJ. Membro do Grupo Internacional Interdisciplinar de Educação Inclusiva – GIEI. Trabalha como Coordenadora Editorial do Selo HYPATIA Publicações Acadêmicas, uma subdivisão da Conectar Editora/RJ. Desenvolvedora e WebDesigner na construção de websites institucionais e acadêmicos.

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LUCIANA TAVARES PERDIGÃO (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTin – UFF). Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI – UFF) com pesquisa sobre a audiodescrição no ensino superior a distância. Bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (1999), pós-graduada em Informática Aplicada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais – CEFET MG (2002), em Design Instrucional para EAD na Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2012) e em Tradução Audiovisual Acessível – Audiodescrição pela Universidade do estado do Ceará – UECE (2018). Técnica em EAD – Divulgação Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, Coordenadora do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Fundação Cecierj e Presidente da Comissão de Atendimento ao aluno com Necessidade Educacional Especial do Consórcio Cederj.

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KARINE SERPA FRANCO (GRADUADA em 2023)

Doutora em CiêDoutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023). Mestre em Educação Profissional em Saúde, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ. Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela AVM Faculdades Integradas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Experiência de 20 anos em práticas docentes na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e na Educação de Jovens e Adultos. Atualmente , coordenadora de Polo da Assessoria de Educação Especial da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

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LUCIANA DA SILVA GOUDINHO (GRADUADA em 2023)

Doutora em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) da UFF (2023). Mestre em Estudos de Literatura pela UFF com pesquisa voltada para o estudo de Histórias em Quadrinhos e o Romance Policial Brasileiro. Graduada em Letras – Português/Literatura com pesquisa na área da Semiótica pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente Professora Bilíngue concursada na Prefeitura de Niterói, desenvolvendo materiais adaptados em Libras para alunos das séries iniciais e Professora de Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais concursada na Rede Municipal do Rio de Janeiro, com foco na produção de materiais adaptados para alunos autistas e com dificuldades de aprendizagem. Certificada pelo PROLIBRAS para atuar como Tradutora Intérprete e Professora de Libras. Pesquisas e estudos voltados para a Educação Bilíngue, o Ensino da Língua Portuguesa para Surdos e o Ensino de Libras para Classes de Ouvintes. Colaboradora do Projeto Galileu Galilei – Produção de materiais didáticos adaptados. Pós-Graduada em Tradução/Interpretação e Docência de LIBRAS pela Universidade Tuiuti do Paraná. 

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ANDREZA DE OLIVEIRA DE CARVALHO (GRADUADA em 2024)

Possui graduação em Letras/Literatura pela UERJ/FFP (2010). Mestrado em Língua Portuguesa no PROFLETRAS da UERJ/FFP (2016). Tem Doutorado pelo Programa de Pós- graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão – PGCTin da UFF (2024), no qual desenvolveu pesquisa na linha de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIRIO, com experiência em atendimento pedagógico aos discentes com dificuldades no processo de formação universitária. É professora de Língua Portuguesa da secretaria municipal de educação de Duque de Caxias- RJ. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED)

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ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (GRADUADA em 2024)

Cursa Pós-Doutorado Pelo Programa De Pós-Graduação Em Ciências, Tecnologias E Inclusão PGCTIN. Doutora em em Ciências, Tecnologias e Inclusão – UFF. Mestra em Educação Escolar (PPGEEPROF-UNIR). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa TechBridge, focado em Tecnologia Assistiva, Robótica, Inclusão Social e Digital, especialmente em Formação e Inclusão Digital Sustentável para Educação Básica e Povos Originários. Pesquisadora do OBEMI Observatório do Ensino Médio Integrado. Minha trajetória acadêmica teve início com a graduação em Analista de Sistemas, seguida por diversas especializações, incluindo Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica, Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, Gestão e Segurança do Trabalho e Pedagogia Empresarial. Desde 2010, sou Professora em Regime de Dedicação Exclusiva no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO/Campus Ji-Paraná. Além disso, assumi a Coordenação do Ensino à Distância em 2019 e colaboro na Diretoria de Educação a Distância (DEAD) do IFRO. Destaco minha coordenação em diversos cursos, como Formação Inicial e Continuada em Computação, Tecnologias e Robótica Educacional para Educação Básica, assim como os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Pública, além do Técnico Subsequente em Administração. Recebi reconhecimento pela minha contribuição para a educação, incluindo distinções como a Dama Comendadora Cruz do Mérito da Educação e a Cruz do Mérito da Amazônia. Também fui agraciada com o Grão Colar Mérito da Educação e o Grão Colar Contribuição Acadêmica e Profissional, ambos pela minha atuação no desenvolvimento da inclusão e qualidade da educação na Amazônia e no Brasil. Meu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios, como 1 Lugar Escolas Públicas – Prêmio Seymour Papert – Paulo Freire de Robótica Educacional Edicão 2024; Prêmio Destaque ABED 2023 na categoria de Pesquisa Científica; Prêmio Destaque Educação 2021 na Educa Wek; Prêmio Educação Empreendedora 2021 na categoria de Educação Profissional. Recebi menções honrosas por projetos inovadores, como o desenvolvimento de um aplicativo em Android para tradução de termos técnicos de informática em Libras e a criação de aplicações educacionais com Realidade Aumentada. Destaco também a Experiência Exitosa no Curso de Formação Inicial e Continuada em Computação, Tecnologias e Robótica Educacional para Educação Básica, apresentado na REDITEC 2023.Coordenei o Curso De Formação Continuada Em Serviço: Tecnologia Assistiva Com Ênfase Na Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva e o Curso De Formação Continuada Em Serviço De Professores: Tecnologias Educacionais Para Ensinar E Aprender. Participei do Projeto Empoderamento da Mulher e do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia Escola de Conselhos IFRO. Além disso, coordenei como Adjunta os cursos do Programa Novos Caminhos – MEC.

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JOSÉ RICARDO DE SOUZA RAMOS (GRADUADO em 2024)

Doutor em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Tecnologia e Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professor Adjunto (UCP), nos cursos de Engenharia, Administração e MBA. Possui treinamento em Implantação do Lean Manufacturing / projetos Kaizen e Six Sigma pelo grupo TBM. Domínio de técnicas de planejamento e controle da produção (PCP, KANBAN, MRP) e Engenharia Industrial (Métodos, Processos e técnicas: GTT, MTM. Administração e desenvolvimento de equipes (TTA), formação de back-up e melhoramento contínuo de produtos, processos e manutenção (RCM, TQM, entre outras). Experiência de 43 anos nas áreas de Produção, Qualidade, Engenharia, Manutenção, Planejamento, Gerência e Direção. Consultor / Especialista em Qualidade Total, CEP, Normas ISO 9000, Auditorias e Certificação (Auditor Líder pela LORIEN / PE-Batalas do Reino Unido) e Lean Manufacturing. Palestrante nas áreas de Qualidade, Administração, Inovações Tecnológicas, Planejamento Estratégico, Produção Enxuta/Lean, Six Sigma e 5S, no Brasil e no Exterior.

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SANDRO MIRANDA DE REZENDE (GRADUADO em 2024)

Doutor em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Matemática, com especialidade em Biomatemática, pela Universidad de Granada, Espanha. Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Técnico em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II, atuando no Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas. Professor de Matemática na rede municipal de ensino de Duque de Caxias. Tem experiência nas áreas de Educação a Distância e Educação Especial.

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FLAVIA CAMARA NETO ATHAYDE GONCALVES  (GRADUADA em 2024)

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2001), especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e em Atendimento Educacional Especializado AEE (Sala de Recursos Multifuncionais) pela Universidade Federal do Ceará (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Antendimento à Pessoa com Necessidades Especificas – NAPNE – Colégio Pedro II/Campus Tijuca I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: protagonismo na aprendizagem, identidade individual, coletiva e institucional, currículo, cultura, avaliação, diversidade, inclusão e Atendimento Educacional Especializado (AEE – Sala de Recursos Multifuncionais). Doutoranda em Ciência Tecnologia e Inclusão – PGCTin pela Universidade Federal Fluminense UFF (2019), pesquisadora no Nesed (UFF).

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JULIANA MENDES DA SILVA (GRADUADA em 2024)

Graduada em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (2009). Qualificada na área da deficiência da visão pelo Instituto Benjamin Constant (2010). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense (2015). Especialista em Neurociências Aplicadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Docente no Ensino Básico Técnico e Tecnológico e membro do NAPNE no CEFET-RJ (Maracanã), desde 2018. Possuo interesse nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, em especial, aqueles que envolvem as áreas de Ensino de Ciências, Ensino de Química, Educação Inclusiva e Formação de Professores.

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MARTA MARIA ALONSO DE SIQUEIRA (GRADUADA em 2024)

Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2006) e pós graduada Lato Sensu na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro em Direito Público e Privado (2008). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Foi professora do Curso de Direito da FACHA (2011-2022) e professora substituta de Direito Civil da UFRJ (2015-2017). Pesquisadora. Foi Diretora do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) ( 07-2020/05-2023).

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FABIANA FERREIRA BRAGA (GRADUADA em 2024)

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Inclusão( PGCTIn/UFF). Mestra em Diversidade e Inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). Possui Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa pela Cátedra da UNESCO em parceria com o Exército Brasileiro; Pedagogia bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Ensino, Tradução e Interpretação de Libras (UFRJ). Bacharel e Licenciada em Letras Português/ Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pedagogia (UNINTER). Membro de equipe da Superintendência Pedagógica de Ensino da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Atuante no Grupo de Pesquisa Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação (UFF). É especialista em Análise do Discurso, Ensino e Educação de Surdos.

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CAIO ABUJADI (GRADUADO em 2024)

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e mestrado em Medicina – Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (2013). Doutorado em andamento em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é psiquiatra – diretor geral – Caminho – Assessoria Médica para o Desenvolvimento. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria da infância e adolescência, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno do espectro do autismo, tdah, psiquiatria, adolescência e infância. É Sócio-fundador e atual presidente da Associação Caminho Azul – instituição civil sem fins lucrativos que atua nas vertentes da assistência, desenvolvimento científico e clinico do Autismo.

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KAMILLA GRATIVOL ROSA (GRADUADA em 2024)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (2008). Atualmente é professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Educação. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial. Mestre em Diversidade e Inclusão (Ensino) – CMPDI/UFF (2019). Está cursando doutorado na Pós-graduação de Ciências e Tecnologia em Diversidade e Inclusão – PGCTin/UFF.

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